sábado, 28 de maio de 2011

Origem da Liturgia Gnóstica de Samael Aun Weor

Líber Al Vel Legis, ou o Livro da Lei, é a base fundamental da magia e filosofia thelêmica, o qual foi recebido por Aleister Crowley através de sua esposa, Rose Kely, nos dias 8, 9 e 10 de abril de 1904 no Egito, Cairo. 

 Arnold Krumm Heller, conhecido entre os samaelianos como Mestre Huiracocha, foi quem entregou a Vítor Manuel Gomes (vulgo, Samael Aun Weor) os quatro primeiros rituais da liturgia gnóstica samaeliana. 

 Muitos missionários, bispos, sacerdotes e instrutores dos diversos movimentos samaelianos afirmam que são rituais praticados no antigo egito e nas catacumbas de roma, pelos gnósticos, chegando a afirmar que vieram do antigo egito, e que Jesus Cristo, teria só acrescentado o rito do pão e vinho. 

 Mentirosos e farsantes, pois quem lê a liturgia samaeliana, não encontra outra coisa se não diversos parágrafos do Líber Al Vel Legis, o Livro da Lei thelêmica. 

 Diversos defensores de Samael de internet são mentirosos, pois até agora não sabe explicar porquê os textos da liturgia samaeliana são de Líber Al Vel Legis e não das fontes que eles citam. 

 Existe inclusive comunidade criada para refutar os argumentos, tudo o que eles possuem são fofocas da vida alheia, não conhece nada sobre ocultismo além das mentiras que eles inventam. 

 Essa é a liturgia samaeliana, ao qual samael tinha como o que há de mais sagrado, trechos de Líber Al Vel Legis, de Aleister Crowley. Liturgia Gnóstica em Espanhol.


 Líber Al Vel Legis em Português. 


 As Palavras do Próprio Arnold Krumm Heller:  

Vamos ver o que diz agora Krumm Heller em seu livro:"Os ensinamentos da antiga Fraternidade Rosacruz" sobre seu dito mestre: "Meus mestres foram Eliphas Levi e Papus, e graças a eles eu poderia decifrar os segredos da Magia. Dr. Hartman tem nos ensinado na Alemanha, a parte esotérica da Bíblia e da Igreja Cristã. Outro mestre que teve maior influência sobre mim foi o Mestre Therion, ele me deu a sua obra "Liber Aleph Vel CXI". 

 O texto original em espanhol de Krumm-Heller(Huiracocha) do livro "Las Enseñanzas de la Antigua Fraternidad Rosacruz": « Mis maestros fueron Eliphas Levi y Papus , y gracias a ellos pude descifrar los arcanos de la Magia. El Dr. Hartman nos enseñó en Alemania la parte esotérica de la Biblia y de la Iglesia Cristiana. Otro maestro que ejerció mayor influencia sobre mí fue el Maestro Therion , que me regaló su obra «Liber Aleph vel CXI ».


Outra curiosidade sobre Arnold Krumm Heller, troca de correspondências entre ele e Aleister Crowley comprovada: 

Por estas razões Crowley começou a preparar rituais revisados que poderiam propagar a significância da Arte e os altos-graus conscientemente e de forma dramática, que seriam próprios para a iniciação tanto de homens quanto de mulheres, que não infringiriam os privilégios da Grande Loja Unida da Inglaterra e que divulgariam os ensinamentos básicos de Thelema. 

Crowley assim o fez por volta de 1925 e adotou os rituais revisados para uso em sua própria seção da O.T.O., a M.·.M.·.M.·.

Crowley escreveu sobre estes rituais revisados a Arnold Krumm-Heller em 22 de junho de 1930:

"Reuss tinha o hábito de iniciar pessoas com meros esqueletos de rituais tomados daqueles da Maçonaria continental. Não havia, para deixar claro, nenhuma ordem ou decência neste procedimento.

Ele percebia isto perfeitamente bem e era uma das razões pelas quais pedia-me para reconstruir o sistema de iniciação. Eu fiz um estudo comparativo de numerosos rituais aos quais eu tive acesso, e produzi uma série que foi aperfeiçoada para, e incluindo o 6º grau (equivalente ao Kadosh) e estes foram trabalhados em Londres com o maior sucesso. 

Devo fazer aqui uma pausa para apontar uma mudança essencial e fundamental que é necessária em qualquer ritual com o qual eu tenha algo a fazer que é a completa renúncia ao culto dos Deuses-Escravagistas. É impossível para um homem livre conhecer qualquer sistema que está ligado aos fetiches de selvagens cujo único motivo para ação é o medo nascido de sua própria ignorância." 



  De Onde Veio A Prática de Retrospecção? 

 Ao que parece, essa herança é bem maior que os quatro primeiros rituais da liturgia samaeliana, os quais foram inspirados no livro da Lei de Aleister Crowley. Nas práticas,não só pelo foco dado na magia sexual, podemos encontrar mais do que semelhança. Mais especificamente, na prática de Retrospecção podemos encontrar a mesma prática recomendada por Samael em um documento da Astrum Argentum, uma ordem puramente Thelêmica, da qual Arnold Krumm Heller fez parte. Aqui vai o link com o texto de Lïber ThIShARB Viae Memoriae, que influênciou a prática de retrospecção ensinada por Samael (ou será a mesma prática?). 

 Lïber ThIShARB Viae Memoriae 



  Outras Fontes de inspiração samaeliana em Thelema 

 De Lege Libellum Luz, Amor, Vida e Liberdade, usados na liturgia samaeliana



 Líber Librae, conceito dos elementos da natureza plagiado por Samael



  A O.T.O. e a Fraternitas Rosicruciana Antiqua (F.R.A.) 

 Arnoldo Krumm-Heller recebeu uma autorização de Reuss em 1908 e fundou a sua F.R.A. em 1927. 

A F.R.A. estava sobretudo activa na América Latina, mas tinha também ramificações em Espanha, Alemanha e Austria. Quando Krumm-Heller se encontrou com Crowley e Germer na Alemanha em 1930, alguns rituais tinham referências Thelemicas (5*). Krumm-Heller também se tornou um ("verdadeiro") Bispo Gnostico em 1939, mas após a sua morte em 1949 a F.R.A. dividiu-se em numerosos grupos. Em 1963, Metzger tentou, mais uma vez em vão, fazer com que esses grupos se submetessem à sua autoridade. Apesar disso, actualmente diversos grupos F.R.A. estão ligados ou a Metzger ou à O.T.O.A. 

  Theodor Reuss e suas ligações com Thelema 

 Temos visto afirmaçòes de que Theodor Reuss é o que os Samaelianos definem como "Mago Branco" (ou pelo menos andam insinuando isso). 

Apresentamos aqui, comprovação de que Theodor Reuss, à princípio aceitou a Lei Thelêmica de Aleister Crowley, chegando a abrir uma loja da O.T.O. em uma comunidade naturalista onde praticava-se o "amor livre", ou seja, o clásico ninguém é de ninguém, todos tem relacionamento sexual poligâmico dentro da comunidade naturalista aclamada pelo "mago branco"Theodor Reuss. 

Vêmos claramente que a magia sexual ensinada por Theodor Reuss não difere nada da ensinada por Aleister Crowley, derrubando por terra as insinuações absurdas de certos samaelianos sobre a suposta supra-sexualidade-samaeliana de Arnold Krumm Heller e Theodor Reuss. 

Não foi nada fraterno da parte desses indivíduos supor coisas que não conhece, insinuar coisas sem possuir as fontes, tudo para sustentar a ilusão fraudulenta de uma gnose samaeliana sem influência de Crowley. 

http://www.gusto-graeser.info/Monteverita/Darstellungen/IdaHoffmannHenriOedenkoven_%20doA_Brasil.pdf

Links Atualizados em 31/01/2022